Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba
Av. Com. Luciano Guidotti, 1937
Bairro Jd. Caxambú
Piracicaba - SP
CEP: 13425-000
19 3401-2200


Página Inicial HOME

Página Inicial VOLTAR
CENTRO CANAGRO
Calendário
  
Eventos/Fotos
  
Links
  


Composição
  








Histórico

Com a necessidade de um trabalho mais direcionado para o fortalecimento da classe dos fornecedores de cana de Piracicaba e região, fundou-se a AFOCAPI em 09 de agosto de 1947, em assembléia presidida pelo então agrônomo regional José Francisco de Freitas, que fez uma exposição dos objetivos da entidade.

Neste mesmo dia, foram discutidos e aprovados os Estatutos Sociais e os nomes da primeira diretoria provisória, que ficou constituída por: Antonio Bachi (presidente), Dácio de Souza Campos (Vice-presidente), Domingos José Aldrovandi (1º Secretário), Mário Áreas Vitier (2º Secretário), Francisco Malusá (1º Tesoureiro), Lineu K. Ferraz (2º Tesoureiro) e José Francisco de Freitas (Vogal). E o conselho fiscal titular formado por Pedro Coletti Junior, Luiz Vitti e Alfredo Rossin, e como suplentes Martins de Castro, Jorge Pacheco Chaves e Ângelo Stênico.

Inicialmente, a AFOCAPI estava instalada na Rua XV de Novembro, 744 (antiga sede da Associação Rural), depois passou para Rua Voluntários de Piracicaba, e posteriormente mudou sua sede para Avenida Armando Salles de Oliveira, 2153 – Centro, onde permaneceu por 30 anos. Em dezembro de 2003, passou sua sede para o CENTRO CANAGRO “José Coral” que significa: Centro da Cana e Agropecuária da Região de Piracicaba, que foi construído com objetivo principal, a integração da Diretoria com os associados, cooperados e colaboradores das quatro entidades ali sediadas, com isso, possibilitou um melhor atendimento, com rápido poder de decisão, beneficiando principalmente o produtor rural.

A AFOCAPI é um órgão de defesa da classe dos Fornecedores e lavradores de cana-de-açúcar deste Estado. É de natureza civil, duração ilimitada, entidade filantrópica desde 1972, tendo seu foro jurídico na cidade de Piracicaba, e sua área de atuação abrange 35 municípios da região oeste do Estado de São Paulo.

É uma entidade que atua em defesa de diversas questões que envolvem os fornecedores de cana, possui uma forte representação classista em assuntos políticos, sociais e econômicos.

Com mais de 60 anos de história, a entidade tem o maior quadro de associados do Estado de São Paulo e do Brasil, com 4.604 fornecedores de cana, produzindo na safra 2007/2008 aproximadamente 9,6 milhões de toneladas, distribuídas em 17 unidades industriais.








        






   Copyright © 2005 - CENTRO CANAGRO "José Coral".
   Todos os direitos reservados. Webmaster - Soraya Fagury